Escola Estadual Cacilda Silva

Imperdível

terça-feira, 12 de abril de 2011

Biografia



Entrevista com a diretora PATRÌCIA da E.E.PROF.CACILDA SILVA

- Nome?
Patrícia Figueiredo Mendes.

- Qual a sua idade?
43 anos.

-Onde nasceu?
Niterói.

- Qual a sua formação acadêmica?
Professora.

-Por que você escolheu essa profisão?
Porque eu, desde criança, queria ser.

- Com quantos anos você descobriu que queria trabalhar com a educação e por quê?
Desde os 15 anos de idade. Porque é bom transmitir o conhecimento aos alunos.

-Alguém te incentivou a exercer essa profissão?
Sim, a minha mãe.

-O que você acha da educação  nas escolas estaduais hoje no nosso país?
Ah, existe um projeto agora com um plano de metas que eu acho que vai melhorar muito e se você  comparar escolas públicas com escolas particulares em questão de matéria e de ambiente, a pública tá melhor que a particular. Tem escolas particulares que não tem ar refrigerado, vocês compram tudo na escola particular, na pública o estado fornece tudo, tem gente que não valoriza, e tem isso tudo. Aí, esquecem os livros, rabiscam as camisas, né. Aí fica difícil.

- Você acha que hoje um aluno de escola estadual tem condição de entrar em uma faculdade?
Com certeza. O aluno de uma escola estadual ...eu digo por aqui os livros vocês utilizam são os mesmos utilizados em uma escola particular. Podem ver . Esse projeto Araribá da editora moderna, em todas escolas particulares consideradas  melhores é utilizado esse livro, o mesmo...
O aluno tem que entender que não é a escola que vai fazer a diferença porque senão, só passava para uma faculdade, quem fosse aluno de uma escola particular. O aluno de uma escola pública tem toda condição ,só depende dele, infelizmente depende de cada um, querer ou não. Tem aluno que passa com média, não é? Mais tem aluno que passa com  9, com 10, vai depender do desempenho dele.

- Você acha que os professores das escolas estaduais e municipais estão para ensinar como se deve, aos alunos?
Com certeza. Para trabalhar numa escola particular o professor tem que conhecer o dono de uma escola ou ser indicado por alguém, o professor da escola pública, o que acontece?... Ele participa de um concurso. Ele concorre: quando faz um concurso... Eu concorri com uma porção de pessoas e eu consegui e alguns não. Então a prova me deu o que?
A capacidade, o conhecimento. O da escola particular pode estar lá porque ele tem amizade com o dono da escola, não é o que acontece na escola pública, eu não sou amiga do governador. Eu fiz um concurso público, concorri com muitas pessoas disputando uma só vaga. E se agente conseguiu. Então é porque os professores são os melhores, são mais aptos do que o da escola particular.

- Quanto tempo de direção?
18 anos . Eu tenho 21 anos no estado, 3 anos eu dei aula e o restante       em direção.

-Quando foi sua primeira direção?
Foi no colégio Dr. João em 1993.

-O Seu trabalho e difícil?
É muita coisa. É que eu tenho que articular entre o professor, o aluno, o funcionário , a família, a comunidade. Então eu tenho que ser passional. Ela lembrou o que tenha ocorrido no dia anterior.

-Você gosta da sua profissão?
Amo! Não poderia fazer mais nada na vida. Eu amo. Dificilmente você vai ver uma diretora chegar 6 horas da manhã na escola.

-Você tinha outra profissão em mente?
Não. Acho que eu poderia ser atriz. (brincou ela)

-Quando foi seu primeiro beijo?
Acho que com 13  ou 14 anos.

-Foi uma experiência boa?
Lógico.

-Você gostou?
Claro que sim.

-É casada?
Não.

-Nunca teve vontade?
Sim, uma vez.

-Tem filhos?
Não.

-Queria ter?
Não. Nunca quis.

-É difícil assimilar o seu trabalho com a sua vida pessoal?
Sim. Porque algumas pessoas acham que quem lida com educação não é uma pessoa comum.

-Você acha que trabalha mais DO que se diverte?
Não sei, mais ou menos.

-Você é vaidosa?
Sim muito.

-Qual cantor te inspira?
Cantor? Não tenho um exato.

-Alguma música que marcou muito em UM momento Da sua vida?
Tem músicas que marcam.

-Gosta de ler?
Sim, adoro ler. É muito bom ler.

-Qual seu time?
Vasco da gama. Desde de criança.

-Canta no chuveiro?
Sim muito. É bom.

-Gosta de carnaval?
Sim.

-Já saiu em algum bloco de carnaval?
Sim, Claro em todos.

-Gosta de entrar na internet?
Sim, gosto muito e entro sempre que posso.

-Se formou em que matéria?
Pedagogia e sociologia.

Repórteres: Pablo Lacerda, Thayane Xavier, Sabrina Inocência e Joice Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário